Materiais:
- 1 novelo de Anne 500g na cor 4448;
- 1 peça de Melodia Xadrez na cor 376;
- Agulha para crochê Círculo nº 1,75mm.

melodia2

Ponto utilizado:
Correntinha (corr.). Ponto baixo (p.b.): introduza a ag., laç., puxe o p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto alto (p.a.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto alto duplo (p.a.duplo): 2 laç., introduza a ag., * laç., puxe o p. laç., rem., 2 p.* (2 v.) e com outra laç., rem. todos os p.. Entremeio: siga o gráfico. União Melodia: siga o gráfico.

melodia3

Execução:

Frente e costas – São trabalhadas juntas até as cavas, intercalando Melodia Xadrez e entremeio em crochê, trabalhados com o fio Anne.
1º PASSO – QUADRIL: Corte 2 tiras de Melodia Xadrez com 125cm, + 1 cm de cada lado para a borda. Una as tiras com o fio Anne seguindo o gráfico da união. Em um dos lados da tira, faça o entremeio nos espaços entre os quadradinhos de Melodia Xadrez seguindo o gráfico de união. Dobre 1cm para o avesso em cada borda. Repita o motivo fantasia o ( entremeio) de * a * do gráfico 18 vezes pulando 5 quadradinhos entre 1 motivo e outro, deixe 1 quadradinho de Melodia Xadrez de cada lado sem trabalhar. Terminado o gráfico deixe à espera.
2º PASSO – CINTURA: Corte uma tira de Melodia Xadrez com 78cm, + 1 cm de cada lado, para a borda. Faça em um dos lados da tira o motivo fantasia 18 vezes, repetindo de * a * do gráfico, pulando 4 quadradinhos entre 1 motivo e outro, deixe 1 quadradinho de cada lado sem trabalhar. Una esta parte a parte à espera durante a última carr. com p.b., nos intervalos das 3 corr. da última carr. do gráfico. Faça o motivo fantasia seguindo o gráfico no outro lado da tira repetindo de * a * 14 vezes pulando 5 quadradinhos entre 1 motivo e outro, deixe 1 quadradinho de cada lado sem trabalhar.
3º PASSO – BUSTO: Corte uma tira de Melodia Xadrez com 104 cm + 1 cm para cada lado para a borda. Faça em um dos lados da tira o motivo fantasia 14 vezes repetindo de * a * do gráfico pulando 6 quadradinhos entre 1 motivo e outro, deixe 1 quadradinho de cada lado sem trabalhar. Una esta parte a parte à espera com p.b. nos intervalos das 3 corr. da ultima carr. do gráfico. Faça o motivo fantasia (entremeio) seguindo o gráfico no outro lado da tira de Melodia Xadrez repetindo de * a * 20 vezes pulando 4 quadradinhos entre 1 motivo e outro, deixe 1 quadradinho de cada lado sem trabalhar. Obs.: em 2 vezes pule 6 quadradinhos para que as duas bordas permaneçam iguais. Terminado o gráfico rem. e deixe à espera.
4º PASSO – CAVAS: Nesta altura para as cavas trabalhe do seguinte modo: Frente direita – Corte uma tira de Melodia Xadrez com 20 cm + 1 cm para de cada lado para a borda. Faça em um dos lados da tira o motivo fantasia 4 vezes repetindo de * a * do gráfico pulando 4 quadradinhos entre 1 motivo e outro, deixe 1 quadradinho de cada lado sem trabalhar. Una esta parte durante a última carr. nos primeiros 4 motivos da parte à espera, com p.b. nos intervalos das 3 corr. da última carr. do gráfico. Faça o motivo fantasia ( entremeio) seguindo o gráfico no outro lado da tira de Melodia Xadrez repetindo de * a * 3 vezes pulando 4 quadradinhos entre 1 motivo e outro, deixe 5 quadradinho sem trabalhar do lado do decote e 1 quadradinho do lado da cava. Terminado o gráfico rem. e deixe à espera.
Corte uma tira de Melodia Xadrez com 14 cm + 1 cm para borda. Faça em um dos lados da tira, o motivo fantasia ( entremeio) de * a * do gráfico 3 vezes pulando 4 quadradinhos entre 1 motivo e outro, deixe 1 quadradinho do lado do decote sem trabalhar e 1 quadradinho do lado da cava. Una esta parte a parte à espera durante a última carr.com p.b., nos intervalos das 3 corr. da última carr. do gráfico. Frente esquerda – Mesmo trabalho da frente direita, invertendo as posições. 5º PASSO – COSTAS – Corte uma tira de melodia Xadrez com 44 cm + 1 cm de cada lado para a borda. Faça em um dos lados da tira o motivo fantasia 8 vezes repetindo de * a * do gráfico pulando 4 quadradinhos entre 1 motivo e outro, deixe 2 quadradinhos de cada lado sem trabalhar. Una esta parte durante a última carr. nos 8 motivos centrais da parte à espera, com p.b. nos intervalos das 3 corr. da ultima carr. do gráfico. Sobram 2 motivos livres de cada lado entre as costas e as frentes para as cavas. Com o fio Anne faça o motivo fantasia seguindo o gráfico do outro lado da tira de Melodia Xadrez repetindo de * a * 8 vezes pulando 4 quadradinhos entre 1 motivo e outro, deixe 2 quadradinhos de cada lado sem trabalhar. Terminado o gráfico rem.. 6º PASSO -Mangas – A manga é trabalhada em espiral. Costure os ombros (tira de Melodia Xadrez com motivo das costas). Prenda o fio Anne na cava do casaco, dobre a ponta da tira de Melodia Xadrez de modo que o início fique levemente enviesada e prenda seguindo o gráfico de união. Vá trabalhando em espiral até dar 7 voltas com a tira. Dobre novamente a ponta da tira Melodia Xadrez para que fique igual ao início, ou seja: enviesado, e rem.. Faça uma carr. de p.b. ao longo das frentes e decote. Faça duas corr. com 4 fios Cléa juntos de mais ou menos 20 cm e prenda uma em cada ponta do decote da frente. Passe uma tira de Melodia Xadrez entre os pontos do segundo entremeio do casaco.
Entremeio
União

{Por: blog.bazarhorizonte.com.br}