quinta-feira, 29 de março de 2012

Receita: Vestido de Crochê Rosa Antigo com Babados

Receita: Vestido de Crochê Rosa Antigo com Babados – Fio Geniale Aspecto
Tamanho - 38/40
Material
Linha Camila (nov. 1.000 m): 3 nov. na cor 1369 (rosa antigo).
Fio Cisne Geniale Aspecto (nov. 100 g): 2 nov. na cor 414 (rosa antigo).
Ag. para crochê de aço niquelado Corrente Milward de 1,25 mm.

Abreviaturas e pontos utilizados
•ag. – agulha; arrem. - arrematar; carr. – carreira; corr. – correntinha; m.p.a. – meio ponto alto; p.a. – ponto alto; p.a.óctuplo – ponto alto óctuplo; p.b. - ponto baixo; p.bx. - ponto baixíssimo; picô – 3 corr. e 1 p.bx. na 1ª dessas corr.; trab. - trabalhe.
•Ponto fantasia – siga o diagrama e as instruções abaixo.

•Friso de união - siga o respectivo diagrama, fazendo os p. pelo direito da peça, na carr. indicada no diagrama do p. fantasia (= tracejado vermelho).

•Babado em Geniale – prepare o fio Geniale: passe-o a ferro, abrindo o fio. Enrole delicadamente formando um novelo. Em seguida, trab. a 1ª carr. do friso de união no direito da peça, prendendo junto uma borda do fio Geniale, franzindo-o como preferir.

Execução

•Comece o vestido pelo acabamento: com a linha Camila monte 496 corr., feche em círculo com 1 p.bx. e continue em carr. circulares. Trab. a carr. do acabamento indicada no início do diagrama do p. fantasia. Se preferir, trab. o acabamento opcional como mostra o respectivo diagrama, fazendo um total de 62 arcos e, no final, feche esse acabamento com p.bx., formando o aro. Em qualquer um dos dois casos, no final siga com p.bx. até o início da 1ª carr. do p. fantasia, trab. as duas primeiras carr. e depois repita as 5 carr. da faixa.

•Siga repetindo as faixas, distribuindo uniformemente a quantidade de arcos indicada na tabela de faixas do p. fantasia. Ao chegar à 13ª faixa, trab. como se segue para as cavas: faça 22 arcos para as costas, pule os p. de base correspondentes a 2 arcos com p.bx. e trab. 22 arcos para a frente, terminando como indica a 63ª carr. do diagrama da 13ª faixa. No final, suba 1 corr. e siga como mostra o diagrama, executando 70 corr. para cada cava/manguito. A partir da 13ª faixa, note que o diagrama indica quantas carr. de arcos de corr. devem ser feitas na respectiva faixa.

•Acabamento – prenda o babado em Geniale na peça, seguindo o diagrama e a foto.

•Dica – para outros tamanhos: primeiro faça uma amostra de aprox. 10 x 10 cm de arcos de corr. do ponto fantasia. Meça a cintura e acrescente 2 cm a essa medida. Em seguida, defina a medida inferior da saia do vestido. Agora, com base na amostra, calcule a quantidade de arcos de corr. necessários para a faixa da cintura e os da 1ª faixa. Distribua uniformemente a diferença de arcos de corr. entre essas duas faixas para formar a saia. Quando atingir a cintura, aumente 2 ou 4 arcos, conforme necessário, para formar o busto. Trab. o manguito de forma similar à da peça e adapte a altura da parte de cima de acordo com o seu tamanho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO IMPORTANTE!!!
Muitas fotos são retiradas da Internet,
se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material
postado aqui, entre em contato comigo,
eu o removerei ou colocarei os devidos créditos.
Obrigada!!!!