Materiais:
- Fio Campesino: 8  novelos na cor de sua preferência;
- Agulhas para crochê nº 5;
- Agulha para costura Tapestry



Grau de dificuldade: Fácil
Tamanho ou manequim: 40/42
blusa01

Blusa confeccionada usando a técnica do crochê.

Decote redondo, mangas 7/8 detalhes em pontos abertos. 

Pontos empregados:
Pontos Altos pegando pela alça de trás do ponto da carreira anterior.
blusa02



Detalhe do Ponto
Amostra: 10 cms x 10 cms  = 13 pontos x 10 carreiras 

EXECUÇÃO:
COSTAS
Comece pela cintura. Faça 56 correntinhas. Sobre as 56 correntinhas faça 56 pontos altos. Continue trabalhando em pontos altos pegando pela alça de trás dos pontos da carreira anterior. Após trabalhar 7 carreiras, aumente 1 ponto de cada lado e trabalhe mais 5 carreiras. Totalizando na parte abaixo da cintura 12 carreiras. Corte o fio e volte para as correntinhas iniciais. Levante 56 pontos altos e trabalhe a parte de cima do corpo por 23 carreiras, diminuindo no decorrer da 2º carreira 4 pontos. Trabalhe a 24º carreira somente os 14 pontos de cada lado para os ombro. Arremate .

FRENTE
Comece pela cintura. Faça 56 correntinhas. Sobre as 56 correntinhas faça 56 pontos altos. Continue trabalhando em pontos altos pegando pela alça de trás dos pontos da carreira anterior. Após trabalhar 3 carreiras, aumente 1 ponto de cada lado , centralize os pontos e neste ponto comece a fazer no centro o motivo em pontos abertos, seguindo o gráfico. Nas laterais continue o trabalho em pontos altos. No total esta parte terá 12 carreiras. A cada 3 carreiras será acrescido um motivo de cada lado do motivo central (ver diagrama: 1 motivo, 3 motivos, 5 motivos).

blusa03
Detalhe barra parte da frente
Corte o fio e volte para as correntinhas iniciais. Levante 56 pontos altos e trabalhe a parte de cima do corpo, diminuindo no decorrer da 2º carreira 4 pontos. Trabalhe 15 carreiras e na 16º centralize os pontos e comece a trabalhar no centro o motivo em pontos abertos seguindo o gráfico. A cada 3 carreiras será acrescido um motivo de cada lado do motivo central (ver diagrama: 1 motivo, 3 motivos).  Na 22º carreira trabalhe somente os 14 pontos de cada lado para os ombro até a carreira 24º. Arremate .

blusa04

Detalhe Decote e Mangas
Mangas: Una as partes da frente e costas pelos 14 pontos dos ombros. Levante ao redor 41 pontos, 20 de cada lado começando na 10º carreira de cada lado, 1 no centro na costura dos ombros. Trabalhe em pontos altos, por 10 carreiras, na 11º comece a diminuir 1 ponto de cada lado a cada 3 carreiras (4 vezes) Após 22 carreiras  trabalhe o detalhe em pontos abertos, como feito no decote.

MONTAGEM
Costure as mangas e as laterais
blusa05

blusa06
Descrição do motivo em ponto aberto
1)      1 ponto alto, 5 correntinhas, pule 3 pontos e prenda no próximo com 1 ponto baixo, 5 correntinhas, pule 3 pontos, 1 ponto alto
2)      1 ponto alto, 2 correntinhas, 1 ponto baixo na primeira alça da carreira anterior, 3 correntinhas, 1 ponto baixo na próxima alça, 2 correntinhas, 1 ponto alto.
3)      1 ponto alto, 7 pontos altos dentro da alça central da carreira anterior, 1 ponto alto.
{fonte e imagem blog.bazarhorizonte.com.br}