quarta-feira, 21 de maio de 2014

Como fazer um Xale retangular em tricô

Receita: Xale Retangular – Fio Passarela

xalemini
Criado e desenvolvido por Miriam Nakutis

Materiais:
- Fio Passarela: 8  novelos na cor de sua preferência;
- Agulhas para trico nº 12;
- Agulha para croche nº 10;
- Agulha para costura Tapestry.


xale

Tamanho ou manequim
Único
1,90 m de comprimento x 55 cms de largura
Franja: 15 cms de comprimento (dobrada)

xale01


 Xale tricotado de forma retangular. É feito em 2 partes iguais para que o pont
fique na mesma direção quando o xale for colocado. As duas partes são unidas
por uma costura no centro das costas. As franjas são feitas em correntinhas de
crochê. 

Grau de dificuldade: Intermediário

Amostra: não é necessário fazer

Pontos empregados:
Tricô: Ponto mexerica
Crochê: Correntinha e ponto baixíssimo.

EXECUÇÃO:
Monte 26 pontos, que serão assim distribuidos:
1 ponto de borda, 4 pontos de separação do motivo, 6 pontos para o motivo, 4 pontos de separação central, 6 pontos para o motivo, 4 pontos de separação, 1 ponto de borda.
Faça 2 carreiras de preparação para iniciar o ponto. A primeira (avesso) com todos os pontos em meia e a segunda (direito) todos os pontos em tricô.

Início do ponto:
1ª carreira (avesso): 1 ponto sem fazer, 4 meias, 1 laçada, 6 tricos, 1 laçada, 4 meias, 1 laçada, 6 tricos, 1 laçada, termine com 4 meias, 1 tricô.
2ª  carreira (direito): 1 ponto sem fazer, 4 tricos, 1 laçada, 8 meias, 1 laçada, 4 tricos, 1 laçada., 8  meias, 1 laçada, termine com 5 tricôs.
3ª carreira (avesso): 1 ponto sem fazer, 4 meias, 1 laçada, 10 tricos, 1 laçada, 4 meias, 1 laçada, 10 tricos, 1 laçada, termine com 4 meias, 1 trico.
4ª carreira (direito): toda em tricô.
5ª carreira (avesso): 1 ponto sem fazer, 4 meias, 12 meias com 3 laçadas  cada uma          (lace 3 vezes a agulha para fazer cada meia – ponto alongado), 4 meias, 12 meias com 3 laçadas cada uma ( lace 3 vezes a agulha para fazer cada meia) termine com 4 meias, 1 trico.
6ª carreira (direito): 1 ponto sem fazer, 4 tricos, agora pegue o próximo ponto  que está  na agulha esquerda, solte as laçada mas não faça o ponto, faça isso a cada 2 pontos, devolva para a agulha esquerda e faça os 2 pontos juntos em meia. Irá fazê-lo de 2 em 2 pontos  para que volte a ter os 6 pontos iniciais  (deixe as laçadas. bem compridas, são elas que irão cair para formar os gomos, 4 meias de separação e repita novamente com os 12 pontos seguintes voltando a ter os 6 pontos e termine com 5 tricos.
Repita sempre estas 6 carreiras por 9 vezes e coloque todos os pontos num alfinete de espera. Está pronta a primeira parte. Faça a outra parte da mesma forma.

Montagem:
Una as duas partes, soltando um por um os pontos que estão nos alfinetes de espera das partes, introduzindo a agulha num ponto de uma parte e depois no ponto da outra parte, até que todos os pontos estejam unidos. Arremate.

Acabamento:
Franjas
Para iniciar faça 12 correntinhas e prenda com um ponto baixissímo no primeiro ponto da barra do xale. Agora faça 24 correntinhas e prenda com um ponto baixissimo no próximo ponto da barra do xale e assim sucessivamente até o último ponto. Aí faça 12 correntinhas e arremate cortando o fio bem rente. Faça da mesma forma na outra ponta do xale.

xale03

xale02

Detalhes do Ponto Mexerica 
{Fonte e imagem http://blog.bazarhorizonte.com.br}

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO IMPORTANTE!!!
Muitas fotos são retiradas da Internet,
se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material
postado aqui, entre em contato comigo,
eu o removerei ou colocarei os devidos créditos.
Obrigada!!!!